BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Controle Bibliográfico da Literatura Nacional em Psicologia

O controle bibliográfico da literatura nacional em Psicologia, incluindo todos os tipos de documentos: periódicos científicos, livros, dissertações e teses (doutorado e livre-docência), textos apresentados em eventos, testes psicológicos e documentos não convencionais é um dos projetos da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS - Psi). A proposta desse controle bibliográfico exaustivo, eficiente e rápido da literatura objetiva a coleta, tratamento e disseminação da informação técnico-científica em Psicologia, garantindo o acesso universal e eqüitativo às fontes de informação na área a todos os pesquisadores, estudiosos e profissionais da Psicologia. Cada vez mais, o acesso à informação técnico-científica é essencial para o eficiente desempenho das atividades de planejamento, gestão, promoção, investigação, ensino e aplicação da ciência psicológica. A necessidade desse controle bibliográfico há muito percebida, gerou iniciativas que, embora de forma parcial e isolada, reuniu, organizou e disseminou parte expressiva da literatura na área.
    
Como exemplo dessas iniciativas podemos citar a base de dados LILACS, criada pela BIREME (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), desenvolvida com o propósito de reunir, organizar e divulgar a literatura científica publicada na América Latina e Caribe, visando disseminar o conhecimento produzido na região. Desde sua criação, em 1982, a LILACS vem ampliando significativamente o número de publicações indexadas. Especializada na área de Ciências da Saúde, a LILACS tem procurado abranger, também, as áreas inter-relacionadas com a saúde, oferecendo ao pesquisador o amplo acesso à literatura relevante e de qualidade gerada nos diversos centros de pesquisas e entidades acadêmicas. A Psicologia é uma das áreas cobertas pela base de dados. A LILACS encontra-se disponível na Internet, com acesso gratuito, a partir da Biblioteca Virtual em Saúde (http:www.bireme.org).

O Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), enquanto Centro Cooperante da BIREME, é o órgão responsável pela indexação da literatura psicológica na LILACS, desde 1987, e vem, ao longo desse período, incorporando à base livros, capítulos de livros, teses de doutorado e artigos de periódicos. A representação temática dos artigos indexados é efetuada com base no DECS - Descritores em Ciência da Saúde, desenvolvido pela BIREME.

Outro exemplo de iniciativa para o controle bibliográfico na área é o Index Psi Periódicos, produto gerado do convênio entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Sistema de Bibliotecas e Informação (SBi) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP. O Projeto: Sistema de Referenciação dos Periódicos Nacionais da Área de Psicologia, lançado pelo CFP, em 1997, constitui-se na coleta, organização e indexação, em base de dados bibliográficos, da produção publicada em periódicos técnico-científicos e revistas de divulgação nacionais na área e resultou no Index Psi Periódicos, base de dados desenvolvida em ambiente DOS, utilizando o software CDS/ISIS, versão 3.07, na interface WWWISIS. O Index Psi Periódicos, registrava, até maio de 2002, data de migração para nova metodologia de entrada de dados, 17.018 referências, de periódicos publicados no período de 1980-2000. Para representação temática dos documentos foram utilizados:

- Thesaurus of Psychological Index Terms of American Psychological Association. 8ª edição.

- DECS - Descritores em Ciências da Saúde, desenvolvido pela BIREME.

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br