BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Histórico do Projeto

O projeto para a construção da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) teve início no ano 2000, por iniciativa conjunta do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (SBD/IPUSP) e a Organização Pan-Americana da Saúde - representação Brasil, através de seu Centro Latino Americano de Informação em Ciências da Saúde - BIREME.

A BVS-Psi surgiu com o objetivo de garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação em um espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da Psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet e especialmente desenvolvidos para a sua qualificação profissional. O instrumento busca contribuir para a atualização profissional do psicólogo, assim como para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (SBD-IPUSP), conscientes da necessidade de maior integração entre as entidades responsáveis pelo apoio ao ensino, pesquisa e atualização profissional, uniram suas forças e formaram uma parceria que vem possibilitando a realização de projetos dirigidos ao profissional Psi, entre esses projetos, o de maior impacto é a BVS-Psi

A história da BVS-Psi remonta ao ano de 1997, quando o CFP, atento às mudanças provocadas pelas novas tecnologias da informação no comportamento do profissional e pesquisadores da área, desenvolveu, em parceria com o Sistema de Bibliotecas (SBi) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), o Index Psi Periódicos. A criação da base de dados, que passou a reunir, organizar e controlar a literatura nacional publicada em periódicos nacionais de Psicologia, veio atender a uma demanda antiga da comunidade Psi, que sentia falta de um instrumento de controle da literatura psicológica. Sendo assim, graças à iniciativa e empenho do CFP e à competência da equipe de bibliotecários da PUC-CAMP, o profissional Psi conta hoje com uma fonte de informação que controla a literatura relevante publicada em periódicos nacionais, reunindo mais de 20 anos da literatura publicada.

O SBD-IPUSP aparece como centro de referência para a América Latina na área de Psicologia, contando com acervo expressivo e dispondo da mais completa coleção de periódicos nacionais e internacionais existente no país. Com tradição em operar de forma integrada e cooperativa, o SBD integra a Rede Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, na qualidade de Centro Cooperante, desde 1989. Reconhecido por seu papel de mediador da informação entre a comunidade Psi e atento a necessidade de mudanças de paradigmas, em que as bibliotecas precisam sair da postura de armazenadoras para a de provedoras da informação, deixando de lado a filosofia de posse e investindo na filosofia do acesso, o SBD, inaugura, em 1998, seu site na Internet, passando a oferecer também produtos e serviços no ambiente virtual. A Partir daí, as tecnologias da informação passam a representar a possibilidade mais concreta para expansão da cooperação interinstitucional. Para assumir esse novo papel, o SBD precisou rever seus processos, repensando a dimensão dos produtos e serviços oferecidos, buscando parceiros afinados com a proposta de construção e disponibilização de fontes de informação.

O CFP, conhecedor da importância das fontes de informação para as atividades de ensino, pesquisa e atualização profissional, elege seu vice presidente, Prof. Dr. Marcos Ribeiro Ferreira, Docente da Universidade Federal de Santa Catarina, mediador no processo de construção de um instrumento para o controle da literatura nacional publicada em livros na área da Psicologia e disponível para aquisição no mercado editorial. Surge então o Index Psi Livros, produto da parceria entre o CFP e o SBD, lançado oficialmente em março de 2001. O objetivo do portal visa a inclusão e disponibilização do catálogo total das editoras parceiras do projeto ainda neste ano.

Da necessidade em se reunir os dois índices nacionais especializados (Index Psi Periódicos e Livros) em um único espaço virtual, assim como concentrar outras fontes de informações relevantes para o profissional/estudioso da Psicologia, surge a idéia da criação da Biblioteca Virtual de Psicologia. Nasce a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi), idealizada e coordenada pelo vice presidente do CFP, Prof. Dr. Marcos Ribeiro Ferreira, a diretora do SBD, Maria Imaculada Cardoso Sampaio e pelo diretor da BIREME/OPS, Abel Laerte Packer, e totalmente apoiada pelo Fórum das Entidades Nacionais de Psicologia. A ativa participação dessas entidades garante a formação do Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi, órgão responsável pela orientação da Biblioteca Virtual. O projeto ganha forma, a partir do apoio do Centro Latino Americano e do Caribe em Informação em Ciências da Saúde - BIREME, que emprestou seu 'Know How' na construção de Bibliotecas Virtuais, possibilitando o desenho deste espaço virtual especializado.

Buscando a integração nacional, tanto para a geração e produção, quanto para a utilização das fontes de informação, surge a Rede de Bibliotecas da Área de Psicologia - ReBAP, coordenada pelo SBD e pelo CFP. A ReBAP iniciou suas atividades em março de 2001, com o objetivo de direcionar seus produtos e serviços para a BVS-Psi.
As perspectivas para a BVS-Psi são de inclusão de muitas outras fontes e recursos, projetados, reformulados e/ou traduzidos em novos produtos e serviços de informação, com agregação de valor, com vistas a atender mais eficientemente as necessidades de informação da comunidade psi.

O plano de ação para a efetivação da BVS-Psi, enquanto espaço virtual especializado e direcionado a uma comunidade específica, prevê o controle completo da literatura científica publicada na área, através da inclusão de fontes de informação científica e técnica em Psicologia, nacionais e internacionais. Compreende a centralização de um amplo conjunto de atividades, produtos e serviços de informação, que são agrupados em diferentes sub-projetos: Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos, Catálogo Coletivo de Livros, Portal de Teses e localizadores internos e externos de informação. O marketing e a capacitação do usuário na utilização da BVS-Psi e de suas fontes específicas são partes essenciais do plano de ação para a solidificação do portal entre a comunidade.

Fruto da somatória de esforços de instituições e, principalmente, das pessoas envolvidas no processo de produção e gerenciamento do conhecimento, a BVS-Psi nasce e se solidifica a partir da necessidade e vontade de uma comunidade, representada por conselheiros do CFP, bibliotecários, pesquisadores e estudiosos; resultado também da competência da equipe da BIREME e do apoio das entidades nacionais de Psicologia, que entenderam a importância do trabalho compartilhado como única forma de integrar o humano e o tecnológico, dentro de um paradigma novo, porém com a consciência de que nossa capacidade de reflexão ainda é a melhor tecnologia disponível, pois só o humano pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender.

Para saber mais, baixe        

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br