BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Modelo BVS e BVS Psicologia é destaque em Portugal

Modelo de construção da BVS e da Biblioteca Virtual de Psicologia
despertam interesse em Portugal


O modelo BVS (http://www.bvs.br) para construção de Bibliotecas Virtuais na área de saúde e ciências afins foi apresentado por Maria Imaculada Cardoso Sampaio, coordenadora técnica da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) durante o Seminário: Acesso à Informação em Saúde, realizado em Lisboa, no dia 09 de fevereiro de 2009, e na cidade do Porto, no dia 10. O evento foi promovido pela B-on: Biblioteca do Conhecimento Online(http://www.b-on.pt) e Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (http://biblioteca.up.pt).



Fotos 1: Platéia na FCCN; Manuel, Arminda Sustelo, Clara Macedo, Teresa, Imaculada; Teresa Costa e Imaculada e Manuel

Em Lisboa, o Seminário foi realizado na Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pela gestão da B-on, e contou com o apoio da bibliotecária Teresa Costa. O moderador foi o bibliotecário Manuel Montenegro, da Biblioteca Virtual da Universidade do Porto, e as palestras discorreram sobre periódicos eletrônicos, repositórios, acesso aberto à informação em saúde e bibliotecas virtuais. No Porto, a diretora da Biblioteca Virtual da Universidade do Porto, Clara Macedo, mediou as palestras que foram reapresentadas para um público altamente interessado. A diferença entre os dois seminários foi a participação dos usuários da informação que registraram suas perspectivas. Em Lisboa, Armando Brito de Sá (médico de família - U.S.F. Rodrigues Miguéis - Lisboa; Instituto de Medicina Preventiva, U. Lisboa) discutiu o tema: “Informação em saúde: a perspectiva de um utilizador” e na reitoria da Universidade do Porto o mesmo assunto foi tratado por Jaime Correia de Sousa (médico de família - U.S.F. Horizonte - Matosinhos; Escola de Ciências da Saúde da U.Minho). Os dois usuários enfatizaram a importância de que o bibliotecário tenha uma atuação pró-ativa em relação à organização e preparo da informação para torná-la acessível de forma fácil e rápida, independente do suporte, na gestão de redes e sistemas de informação e na gestão de recursos informacionais e tecnologia de ponta. Explicaram que desejam que a informação esteja acessível de forma rápida, concentrada, precisa, personalizada e em ambientes confiáveis.


Com a apresentação “Bibliotecas virtuais, revistas eletrônicas e acesso à informação no Brasil”, Maria Imaculada Cardoso Sampaio demonstrou como a BVS se apresenta como uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo propiciar o acesso ao conhecimento científico em saúde. Explicou sua operação enquanto uma rede de produtos e serviços na Internet, de maneira a atender às necessidades de informação em saúde de autoridades, administradores, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e público em geral. Orientou que a BVS se diferencia do conjunto de fontes de informação da Internet por obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade. As etapas de desenvolvimento das bibliotecas virtuais que utilizam o modelo BVS com suas instâncias, as dimensões e tipos de fontes de informação também despertaram o interesse dos assistentes. A palestra ainda discutiu sobre o modelo SciELO de publicações e o acesso aberto à informação enquanto causa a ser defendida por todos os profissionais envolvidos com a informação científica e técnica. Exemplificando com a Biblioteca Virtual de Psicologia do Brasil e da América Latina, o Portal de Revistas de psicologia (PePSIC) e o Portal de Revistas da USP, Imaculada demonstrou como o modelo pode ser aplicado em uma área temática, região ou mesmo instituição.


Além da participação nos dois seminários, Imaculada também coordenou o Simpósio: Informação em Psicologia: Breve Panorama da América Latina, Espanha e Portugal no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, realizado na Universidade de Algarve. O Simpósio composto pelas palestras: “Organização e Acesso à Informação em Psicologia na América Latina e Caribe”, de autoria de Maria Imaculada Cardoso Sampaio e André Serradas, “Produção e Acesso a Fontes de Informação para a Psicologia em Portugal”, de Manuel Montenegro e “Redes de Bibliotecas de Psicologia: um Desafio para Portugal, de Carlos Lopes - Bibliotecário do Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA ofereceu importantes referências em relação à organização e disponibilização da informação psicológica na América Latina e Portugal. A necessidade de se promover maior visibilidade do conhecimento psicológico gerado nas regiões em questão permeou o discurso de todos os palestrantes e o projeto da Biblioteca Virtual da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS ULAPSI:http://www.ulapsi.bvsalud.org/) e a formação de uma rede de bibliotecas de Psicologia em Portugal são apontados como um excelente caminho para tornar visível e acessível o esse saber.

Foto 2: Manuel Montenegro, Carlos Lopes, Maria Imaculada C. Sampaio

A bibliotecária responsável pela base de dados PSICODOC (http://psicodoc.copmadrid.org/psicodoc.htm), Consuelo Gallardo, impedida de participar do Simpósio, encaminhou sua apresentação por e-mail para Imaculada que fez uma breve apresentação da ferramenta e ressaltou a importância de que as revistas sejam indexadas nessa importante fonte de informação.


O contato com Portugal teve início com a parceria acadêmica entre Imaculada e Luiza Baptista Melo, bibliotecária da Universidade do Porto, e deverá resultar no avanço da Bibliotecal Virtual em Saúde e de Psicologia naquele país.



Foto 3: Imaculada e Luiza Baptista Melo


Maria Imaculada Cardoso Sampaio
Coordenadora Técnica da BVS-Psi Brasil e BVS-ULAPSI

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br