BVS-Psi Brasil

BVS Psicologia Brasil

Sobre a BVS-Psi Brasil

Histórico da Terminologia em Psicologia

A terminologia em Psicologia, disponível em três línguas na BVS-Psi, vem sendo construída, desde 1973, pela Biblioteca “Dante Moreira”, do Instituto de Psicologia da USP e conta em 2011 com mais de 6.300 termos hierarquizados, de acordo com a estrutura de Tesauro desenvolvida no CDS/ISIS. O passo inicial para elaboração do Tesauro foi a compilação dos termos extraídos da literatura e representativos de conceitos na área específica da Psicologia.

Várias fontes foram consultadas nesta seleção, incluindo-se os termos utilizados nos índices e bibliografias nacionais e estrangeiras e sua freqüência em títulos e resumos da literatura publicada no período 1970 a 1975, em livros, teses, separatas e artigos de periódicos. Fontes de informações tais como dicionários especializados, glossários, listas de cabeçalhos de assunto entre outras, foram igualmente valiosos na fase de compilação.

A publicação da 1ª edição do Tesauro da APA em 1974, conforme apontado, foi de grande valia para a confirmação dos termos selecionados para fins de incorporação ao vocabulário. Assim, desde 1974, a área conta com o Tesauro de Termos em Psicologia (Thesaurus of Psychological Index Terms), editado pela American Psychological Association, que está hoje na 11ª edição e conta 8.222 termos. Trata-se do mais reconhecido instrumento da área, utilizado para indexação e atribuição de palavras-chave por muitas bibliotecas e autores, assim como editores de revistas de Psicologia. A Terminologia Psi é, em grande parte, baseada nos descritores do Tesauro da APA. O passo inicial para elaboração do Tesauro foi a compilação dos termos extraídos da literatura e representativos de conceitos na área específica da Psicologia.

Essa terminologia tem sido de grande valia na indexação das bases de dados da BVS-Psi Brasil e, também, na BVS-Psi Colômbia, entretanto, não atende as necessidades de indexação para a base de dados LILACS, um dos mais importantes indexadores do país e que, atualmente, conta com 65 títulos indexados pela Rede de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP), além de muitas revistas indexadas por outras bibliotecas, tanto do Brasil como de outros países da América Latina e Caribe.

Paralelamente, vem sendo desenvolvido em tempos recentes - desde 2007, um projeto de ampliação da terminologia, e neste estarão presentes também a avaliação e o registro dos critérios decididos para a inclusão, exclusão ou alteração dos termos de Psicologia, deliberados ao longo do projeto. Tais anotações poderão eventualmente constituir-se em um manual de procedimentos para essa tarefa. A área da psicologia possui características de subjetividade que podem torná-la distinta da medicina nas discussões de sua terminologia. Sobretudo se considerarmos o Tesauro de Psicoanálisis de la Asociación Psicoanalítica Argentina, organizado pela Comissão de Informática Documental da Associação Psicoanalítica Argentina, que possui a maior Biblioteca e Base de Dados Bibliográficos em língua espanhola da área psicanalítica. Considerado o único Tesauro de Psicanálise, foi adquirido por muitas instituições da América Latina e Espanha que o utilizam para atribuição de descritores de revistas ou indexação em bases de dados.

BVS

BVS-Psi Brasil
Biblioteca Virtual de Psicologia (Brasil)

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bl. C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil
Tel: (55 11) 2648-0363 / 3091-4391 - Fax: (55 11) 3091-4392
E-mail: bvs@bvs-psi.org.br